Data: 09/12/2013

Fanfarra de Caieiras conquista o título de HEPTACAMPEÃ NACIONAL

Neste ultimo sábado, a Fanfarra Marcial Simples Walther Weiszflog de Caieiras participou do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado pela CNBF (Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras) nos dias 6, 7 e 8 de dezembro no município de Taubaté - SP.

A corporação caieirense fez uma belíssima apresentação. Como resultado, trouxe o título de 1º lugar do quesito Corpo Musical, sagrando-se Heptacampeã Nacional. A Fanfarra também conquistou os troféus de 2º lugar no quesito Mor, 2º lugar no quesito Baliza e 3º lugar no quesito Corpo Coreográfico.

No desfile de entrada, a Fanfarra apresentou a música Brasilia, composição de Élcio Alvares com arranjo de Antônio Carlos Lopes Júnior e adaptação de José Branco Zuglian. "A performance de marcha da corporação foi impecável, graças aos workshops de ordem unida que professor Marcelo Menegatti ministrou aos componentes nos três ensaios que antecederam o Campeonato", disse a maestrina Célia Bitencourt.

Para avaliação dos quesitos musicais, a corporação apresentou as músicas Sinfonias - uma miscelânea de duas composições do músico caieirense Antonio Carlos Lopes Júnior - e Triângulo das Bermudas, composição do espanhol José Alberto Pina, música esta indicada por Fabrício Coghetto, ex-componente da Fanfarra e colaborador do grupo.

A sonoridade do grupo foi de tamanha qualidade que surgiu o boato de que músicos da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) estavam enxertados no corpo musical. "Apesar de inicialmente esse boato ter nos deixado lisonjeados, é uma inverdade. Nosso grupo, formado por músicos amadores, estudou e ensaiou muito para chegar nesse resultado", explicou Célia. "Os méritos são dos músicos, que abdicaram de muitas coisas para fazerem ensaios e aulas extras, e dos professores Paulo Zorzetto, Edmilson Baía, Wellington dos Santos e Anderson Pêgo, responsáveis pela qualidade técnica da Fanfarra", esclareceu Marcelo Ribeiro, trompetista e Diretor Musical do grupo.

No encerramento da apresentação, o grupo apresentou o dobrado Grande Parada, de Robert Allmend e arranjo de Antônio Carlos Lopes Júnior, e uma cadência de percussão.

A Linha de Frente da Fanfarra realizou um grande espetáculo. Formada pelo Pavilhão Nacional, Corpo Coreográfico, Balizas e Mor, esse grupo está cada vez maior e mais técnico, contando com componentes novos em cada apresentação. "Nossa coreógrafa Silvana e as balizas Juliana e Tainá sempre procuram formar, inovar e aprimorar o grupo tecnicamente. É lindo de ver o resultado de tanta dedicação!", elogiou Célia.

"Todos os componentes estão de parabéns, desde o pavilhão até o grupo de apoio, pois se dedicaram muito para trazer esse título para o município", disse Célia. "Também gostaria de agradecer e parabenizar todos os professores e instrutores, diretores, associados, comunidade do entorno da Sede, sociedade caieirense, diretoras das escolas EMEF Joaquim Osório e EE Walther Weiszflog, funcionários da Prefeitura e Poder Público de Caieiras, pois sem estes essa conquista não teria sido possível", completou Célia.

O diretor-executivo da Fanfarra, o tubista Renato Masiviero, destacou a presença do vereador Álvaro Berti. "Gostaríamos de agradecer a presença do vereador Alvaro Berti, que mais uma vez acompanhou a Fanfarra numa competição, nos ajudando, inclusive, a carregar os instrumentos musicais! Aproveitamos para estender o agradecimento a Câmara dos Vereadores, que tanto apoia nosso trabalho.", disse Renato.

"É fundamental ressaltar também a importância das pessoas que nos ajudam no grupo de apoio. precisamos de várias pessoas para carregar instrumentos, uniformes, água e outros. Sem eles, seria impossível realizar uma apresentação da Fanfarra", lembrou Renato. "Como o Campeonato Nacional foi realizado num sábado, vários integrantes fixos do nosso grupo de apoio não puderam ir. Precisamos agradecer àqueles que, na ultima hora, se disponibilizaram para nos ajudar, inclusive os motoristas!".

"Oferecemos esse título ao município de Caieiras, que neste dia 14 completará 55 anos de emancipação", disse a maestrina Célia. "Aproveitamos para ressaltar a importância do apoio que recebemos do Prefeito Roberto Hamamoto, Vice-Prefeito Gerson Romero, Chefe de Gabinete Valdir Antônio Martins e todos os secretários municipais. É emocionante ver o carinho que todos tem pela Fanfarra de Caieiras", completou Célia.


Veja também:

» Álbum de fotos: Campeonato Nacional de Fanfarras e Bandas 2013 Part.1

» Galeria de vídeos: Participação da Fanfarra de Caieiras no Nacional 2013

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!