Data: 25/03/2013

Música e dança na Capitão Alberto Graf: é a Fanfarra de Caieiras nas escolas

Neste último sábado, 23 de março, recomeçaram as aulas de música e dança no Núcleo de Ensino da Fanfarra de Caieiras, na Escola Estadual Capitão Alberto Graf.

Cerca de 60 crianças e jovens fizeram inscrição para as aulas que são oferecidas gratuitamente por meio de parceria da corporação com a escola.

"O objetivo dos Núcleos de Ensino da Fanfarra de Caieiras é democratizar o acesso à cultura, principalmente nos bairros da periferia do município, de forma que os jovens não precisem se deslocar até o centro para aprender um instrumento musical ou para fazer aulas de dança", conta Renato Masiviero, diretor da Fanfarra. "Como algumas escolas do município já possuem um kit de instrumentos de fanfarra, que foi distribuído pelo governo há alguns anos, a Fanfarra contribui com os professores voluntários e todo o trabalho de divulgação na comunidade, passando de sala em sala nas escolas do bairro e também distribuindo panfletos no comércio da região", explica.

Na primeira aula, os alunos assistiram a vídeos com apresentações da Fanfarra de Caieiras para conhecer o trabalho artístico desenvolvido pela corporação. Também tiveram a oportunidade de experimentar todos os instrumentos musicais disponíveis, para escolherem qual irão aprender.

"Neste ano, também fizemos uma pequena apresentação de um grupo de metais, formado por músicos da Fanfarra, o 'Caieiras Brass'. Os músicos desse grupo tocam instrumentos mais elaborados, como trompetes, fluguel horn, trombone de vara, euphonium e tuba", comenta Célia Bitencourt, maestrina da Fanfarra e coordenadora do Núcleo de Ensino da EE Capitão Alberto Graf. "O objetivo é mostrar que, por meio da fanfarra, os jovens podem descobrir um grande talento, aprofundar os estudos e até se tornar músicos profissionais", completa.

As aulas nos Núcleos de Ensino ocorrem aos sábados, das 9h às 11h. A E.E. Capitão Alberto Graf fica na Rua Cajamar, s/n, Vila Miraval. Podem participar jovens a partir dos 9 anos, mesmo que estudem em outras escolas.


Veja também:

» Álbum de fotos: Música e dança na Capitão Alberto Graf: é a Fanfarra de Caieiras nas escolas

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!