Data: 27/07/2012

Fanfarra de Caieiras leva alunos para II Festival Nacional de Música

A Fanfarra de Caieiras, através do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, está financiando a participação de 15 dos seus componentes no II Festival Nacional de Músicos de Bandas Sinfônicas e Marciais, realizado pela Faculdade Cantareira, uma das instituições de ensino mais conceituadas do Estado de São Paulo. Através do projeto, foi possível pagar as inscrições e a alimentação dos alunos. A Prefeitura Municipal de Caieiras colaborou com o transporte e colchões, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes, respectivamente.

O evento teve início na segunda-feira, dia 23 de julho, e se encerrou na sexta-feira, dia 27 de julho. Durante os cinco dias, os participantes tiveram a oportunidade de fazer aulas com músicos, professores e maestros renomados, dentre os quais podemos citar Monica Giardini (regência), Marcelo Bam-Bam (trombonista), Eliana Sulpicio (percussão), Amarildo (trompete), entre outros. Além das aulas, durante a semana também houveram concertos e recitais de diversos grupos musicais como Tribores (YAMAHA) e o quinteto de metais SPBrass.

O Festival é coordenado pelo maestro Edison Ferreira, e tem como objetivo fornecer uma formação complementar e atualização adequadas ao perfil do profissional da música, apoiando os jovens músicos e maestros do meio das fanfarras, bandas marciais e bandas sinfônicas, por considerar este um importante movimento cultural.

"É uma semana inteira com os alunos voltados inteiramente para o estudo de música, num ambiente muito organizado que é a Faculdade Cantareira", disse a maestrina Célia Bitencourt. "É um período em que os alunos aprofundam seus conhecimentos, pois são cobrados pelos professores do Festival para preparar peças e exercícios num curto espaço de tempo! E isso é um grande desafio!", completa.

Renato Masiviero, Diretor-Executivo da Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras, acrescenta que além da parte técnica, através desse evento os alunos da Fanfarra terão contato com estudantes de música de todo o Estado de São Paulo, trocando informações e fazendo amizades. "Nossos alunos estão muito satisfeitos com essa oportunidade. Sem falar que vai contribuir muito com o qualidade do trabalho artístico realizado pela Fanfarra", disse Renato.

Os alunos da Fanfarra de Caieiras gostariam de agradecer a todos os envolvidos na organização do Festival, assim como agradecer a todos aqueles que colaboraram para que se tornasse possível a participação do grupo.

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!