Data: 27/05/2011

Fanfarra participou do Encontro Regional dos Pontos de Cultura

No dia 22 de maio de 2011, último domingo, a Fanfarra de Caieiras se apresentou na cidade turística de Embu das Artes - SP durante a 1º Teia Regional dos Pontos de Cultura – Zona Oeste – SP.

Na última Teia Estadual, realizada em Guarulhos, em 2010, o movimento dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo se organizaram pelas regiões administrativas do estado. A região metropolitana, pela quantidade de Pontos envolvidos nesta região, se dividiu em 3: Capital, grande SP Leste (ABCD…) e a grande São Paulo Oeste.

A Região Oeste da Grande São Paulo agrega os Pontos de Cultura dos municípios de Embu das Artes, Carapicuíba , Itapecerica da Serra , Embu-Guaçu, Santana de Parnaíba, Barueri, Osasco, Cotia, Taboão da Serra e Caieiras.

No ano de 2010, Veridiana Negrini do Ponto de Cultura Polis, ganhou o prêmio Tuxaua, para articular e mobilizar a região. Assim realizou um levantamento de todos os Pontos da região, e começou a marcar encontros entre eles. A partir do primeiro as reuniões passaram a ser periódicas, e com o passar dos meses, os Pontos decidiram coletivamente organizar um grande encontro da região, assim nasceu a Teia regional, que foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio, na cidade de Embu das Artes. O evento foi um encontro da diversidade cultural dos Pontos de Cultura. Reuniu Mostra Artística, seminários, oficinas, rodas de conversa que proporcionarão um encontro de reflexão e encantamento.

A Fanfarra desfilou devidamente uniformizada no período da manhã, pelas ruas da cidade executando peças como Maracatu e Brasília, adaptações de José Branco Zuglian; e Lady Marmelade, adaptação de Alex Pereira; convidando com entusiasmo, a população a prestigiar e acompanhar o evento.

Foram executadas na praça principal também as peças musicais populares como: “Diana e o Cupido”, arranjo de Luiz Crema; “Festa”, adaptação de Alex Pereira, “Saideira”, arranjo de Célia Bitencourt; “Menino da Porteira”, arranjo de Antonio Carlos Lopes Jr.; “Que nem Jiló”, arranjo de Marcelo Belo e “Eu Sei Que Vou Te Amar” adaptação de Marcelo Ribeiro, tendo sido constante e muito carinhosamente aplaudidos pelo público presente.

No período da tarde, a Corporação Caieirense voltou já sem os uniformes, mas portando seus instrumentos, bandeiras e estandarte, juntamente com outros grupos musicais pertencentes aos demais Pontos de Cultura da Região, convidando Embu das Artes para a “Folia dos Pontos”, desfile que misturou vários ritmos, desde marchinhas de carnaval até maracatu.

“Para nós, da Fanfarra de Caieiras, a honra foi sem precedentes. A oportunidade de presenciar outras maneiras de se produzir música, a riqueza e beleza das cores das roupas e de toda a indumentária dos grupos de cultura tradicional brasileira e o fato de acompanharmos tocando também durante toda o percurso foi realmente muito bom!” comentou a Maestrina Célia Bitencourt.

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!